Benefícios da isometria muscular
Share
Já todos conhecemos aqueles exercícios estáticos em posição de prancha ou agachamento mas para que serve, ao certo, este tipo de treino?
A isometria muscular é frequentemente utilizada para aumentar a resistência física e desenvolver a musculatura de determinados grupos musculares específicos.
A técnica consiste na contração muscular por forma a manter o corpo numa posição fixa durante um determinado período de tempo. É um tipo de trabalho com eficiência comprovada, tanto para desenvolvimento muscular como para perda de massa gorda.
O exercício físico ainda é muito relacionado, unicamente, com o levantamento de pesos e com o lema “no pain, no gain” que muitas vezes deriva em esforço descontrolado, excesso de pesos e sobrecarga nas articulações. Através da isometria é possível trabalhar e desenvolver os músculos, melhorar o rendimento em geral, aumentar a força e resistência física, tudo isto com um risco muito baixo de contrair lesões e com capacidades preventivas neste campo, nomeadamente desenvolver a resistência dos ligamentos e dos tendões e aumentar a flexibilidade.
Durante a realização do exercícios, é importante manter uma certa contração abdominal, ainda que este não seja o grupo muscular a ser maioritariamente trabalhado, pois permite uma maior estabilidade e melhor postura. É possível, ainda, conciliar isometria com exercício dinâmico do mesmo grupo muscular, por exemplo, fazer 20 agachamentos e no último manter a posição por 20 segundos.
Alguns tipos de exercícios:
- Agachamento
- Superman
- Prancha normal, lateral, com bola, etc.
- Dumbell holders (posição cristo com um peso em cada mão)
- Wall sits (semelhante ao agachamento mas em posição de castigo encostado à parede)
- Barra fixa (em elevação)
- Abdominal em V
Consoante a sua condição física, pode aumentar o tempo ou o número de séries mas pode experimentar começar com 4 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalo.
1 comentário
Bom artigo