Tendências do Fitness em 2024 pelo ACSM

Tendências do Fitness em 2024 pelo ACSM

A American College of Sports Medicine (ACSM) publicou as tendências mundiais do fitness que irão estar em destaque e mais presentes no setor durante o ano de 2024. 

A informação foi lançado nos últimos dias do ano e contou com a participação de vários profissionais do sector do fitness. As conclusões do relatório mostram que a tecnologia utilizável no treino (Wearable technology) vai continuar a ser uma tendência presente e consolidada, mantendo o que se tem observado nos últimos 5 anos. O incentivo à saúde no ambiente profissional entra pela 1ª vez no top 20 e logo para o 2º lugar da lista. Além deste segundo lugar a vertente de saúde e longevidade também marca presença na tendência de programas de treino para adultos mais velhos, ocupando o 3º lugar com os exercícios para a perda de peso logo de seguida na quarta posição.

TABELA 1 – As 20 principais tendências mundiais de fitness para 2024

Para a pesquisa de 2024, houve 45 tendências analisadas e distribuídas em 8 categorias distintas. As tendências de 2023 foram revistas por especialistas para avaliar a sua inclusão na análise deste ano e as tendências potencialmente emergentes foram identificadas pelos editores do relatório através da revisão da literatura e de um estudo piloto. O formato principal de obtenção de respostas foi realizado através do Qualtrics, e foi enviado inicialmente por email para 24.566 pessoas todas ligadas à ACSM ou ao Health & Fitness Journal (face a 125.940 do ano passado). Em média, o relatório demorou cerca de 18 min a preencher e obteve um total de 1.997 respostas válidas para análise (face aos 3.735 do ano passado). Para além desta análise global, a ACSM reportou o estudo de uma forma mais local, analisando as tendências de fitness da Austrália, Brasil, Chile, Europa, Itália, México, Portugal, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos da América. Ilustramos no Tabela 2 as tendências de Portugal, Europa e Mundiais.

Tabela 2 – Comparação Mundo/Europa/Portugal

Na Europa, os serviços digitais, as tendências orientadas para a tecnologia e as atividades de condicionamento físico que acontecem fora dos ginásios tradicionais parecem não estar tão populares como as tendências mais “tradicionais”. As tendências orientadas para a saúde, particularmente exercícios para saúde e populações especiais, ainda são atraentes, abrangendo 7 das 20 principais tendências. Os estúdios de fitness boutique apesar de terem descido no ranking(nº 18, abaixo do nº 7 no ano passado) parecem ser um ambiente de fitness popular na Europa, oferecendo serviços de fitness focados principalmente em outras tendências atuais como o treino pessoal (nº 1), treino funcional de alta intensidade (nº 2), treino em pequenos grupos (nº 3), treino com peso corporal (nº 5), , treino funcional (nº 6) e Pilates (nº 19).  Olhando para a evolução dos últimos 3 anos a nível das tendências mundiais, identificamos que as tecnologias têm vincado a sua presença no topo da tabela, mas que a vertente de saúde e longevidade é cada vez mais proeminente (Tabela 3).

Tabela 3 – Comparação de 2022 até 2024

 

 

Algumas das principais conclusões da pesquisa deste ano mostram que o licenciamento para profissionais de fitness e o emprego de profissionais de fitness certificados permaneceram como as principais tendências desde há três anos consecutivos. As tendências relacionadas com a saúde e bem-estar são uma presença assídua nestas análises e este ano não é exceção. Esta realidade pode ser devido à alta taxa de obesidade vivida por residentes portugueses. Analisando todos os dados, com um maior enfoque para o panorama nacional, percebemos que o nosso mercado segue as principais tendências que foram reportadas em anos transatos nos reports mundiais. Percebemos que o nosso mercado é diferente dos demais e que tem um pico de evolução, também ele diferente e num estágio menos tecnológico e muito focado no serviço e na saúde.

Comece o seu treino hoje

 

 

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.